Anorexia: Tratamento e Prevenção
maio 22, 2024O que a Anorexia faz com o corpo?
maio 23, 2024
Anorexia: Com Quem e Qual a Frequência?
A faixa etária de maior risco para desenvolvimento da anorexia é na adolescência, entre 15 e 19 anos, principalmente em meninas - 40% dos casos são identificados nesse período da vida por profissionais que avaliam esse tipo de público (pais, pediatras, professores, treinadores).
Profissões de risco costumam ser bailarinos, atletas, modelos, pessoas com diabetes do tipo 1, adolescentes e mulheres com insatisfação corporal.
Nas últimas décadas vem aumentando estatisticamente número de novos casos nessa faixa etária, provavelmente por crescente conscientização dos transtornos alimentares, mas não está claro se esse aumento pode estar atribuído a outras influências socioculturais nos países ocidentais.
Tem aumentado casos novos em homens, por ser um grupo menos diagnosticado e que buscam menos tratamentos comparado a mulheres.
Anorexia é considerada um dos transtornos psiquiátricos mais graves que existe, por maior risco de vida e mortalidade por causas clínicas como caquexia, falência de órgãos e colapso circulatório, como por suicidio. Felizmente, ocorre com menor frequência que os outros transtornos alimentares.
Anorexia se comporta como uma doença crônica como pressão alta e diabetes - metade dos casos melhoram entre os primeiros 5 e 10 anos de acompanhamento médico psiquiátrico e em casos mais resistentes melhoram após 20 anos de acompanhamento do transtorno.
Em casos que não se observa a remissão, podem evoluir para outro transtorno alimentar como bulimia nervosa.
A anorexia exige constante vigilância.