Ozempic e o Culto a Magreza - Dra. Natalia Belsuzarri
Como Identificar TARE em Pacientes com Autismo
maio 21, 2024
Transtorno de PICA, já ouviu falar?
maio 21, 2024

Ozempic realmente é bom para emagrecer?
Como que a cabeça se torna  "cabeça de Ozempic?''

Hoje vou contar um pouco pra vocês sobre essa polêmica medicação. 

No ano passado, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) emitiram uma nota conjunta sobre o uso da semaglutida, princípio ativo do Ozempic, para fins de emagrecimento.

Isso ocorreu após alguns relatos nas redes de pacientes, inclusive de celebridades, que estavam usando a semaglutida para emagrecer.

O Ozempic é uma medicação indicada para o tratamento do diabetes tipo 2 e resistencia a insulina, mais recentemente indicado como anti obesidade, tendo como efeito aumento da saciedade que promove como consequência, a perda de peso.
É uma excelente medicação, quando bem utilizada.
Nas últimas semanas, o termo “cabeça de Ozempic” tem viralizado nas redes sociais por internautas que fazem referência a artistas e influenciadores que surgiram mais magros e com a cabeça aparentemente desproporcional em relação ao corpo mais magro e com pouca massa muscular corporal.

Apesar das piadas, esse é um assunto muito sério.

De um lado, a gente observa o culto à magreza extrema no mundo das celebridades, que buscam por esse tipo de medicamento, obter uma perda de peso rápida e indolor, e do outro lado, a gente observa o impacto que isso tem em nossa sociedade.
A procura desenfreada tem afetado esses pacientes com diabetes, que não conseguem encontrar o medicamento nas farmácias de São Paulo.
Os principais riscos do medicamento são relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos, sensação de plenitude gástrica, confusão nos sinais de fome e saciedade, constipação ou diarreia, cefaleia e sensação de fraqueza.
Outro risco do uso indiscriminado é o chamado efeito rebote, que ocorre quando o peso perdido durante o tratamento é recuperado ao cessar o uso do remédio. Em alguns casos, o ganho de peso é até maior do que o que foi perdido anteriormente.
Sem contar que o resultado do controle de peso nesses pacientes diabéticos e obesos está ligado a mudanças de estilo de vida. O compromisso em ter um estilo de vida melhor não muda se você usa Ozempic!

Percebem que o Ozempic nunca vai resolver um comer transtornado?

Nenhum remédio modifica o comportamento.
O Ozempic vem sendo visto como a solução para negligência alimentar ou desorganização com as refeições. 
E infelizmente, não somente vem sendo utilizado como ''emagrecedor'' mas também como uma método compensatório de transtornos alimentares como compulsão alimentar, bulimia e anorexia! Tem muitas pessoas com peso eutrófico, ou seja, adequado, que estão usando a medicação para compensar desbalanços alimentares ou perder um peso que não se pode perder!
Tem gente que não se alimenta bem o dia todo, em pouca quantidade, que tem compulsões alimentares por restrição e usam o Ozempic para corrigir isso!
Pessoal, esse realmente é um assunto muito delicado. Antes de buscar qualquer medicação para emagrecer, que além de cara e com riscos, vale a pena se questionar: “por que eu quero emagrecer?” “tenho problemas de saúde por sobrepeso ou obesidade e por isso preciso emagrecer?'' Porque emagrecimento é sinônimo de sucesso?''

Quanto mais a gente se questiona e busca essas informações, melhor nos conhecemos e menos a gente deixa se influenciar.